Há uma razão pelo qual você pode dizer apenas ATC e qualquer escalador vai saber que você está falando de um sistema de segurança/rapel tubular. É tão popularmente usado que o seu nome praticamente tomou conta de todo um gênero. O primeiro ATC (Air Traffic Controller) foi originalmente lançado em 1993. Este freio assistido estilo tubular, adicionou a habilidade de dar segue ao participante fora da ancoragem. Isso aumentou a versatilidade e tornou o ATC – Guide parte integrante do baudrier de qualquer escalador de vias tradicionais quando foi lançado em 2005. Devido ao sucesso do design original, tem havido muito poucas mudanças, a não ser perder alguns gramas em 2009. Existem vários concorrentes, mas o ATC – Guide lidera na categoria performance e durabilidade. Os escaladores que entrevistamos preferem este modelo por ser robusto, pela sua durabilidade e por alimentar cordas facilmente. Os testes que fizemos com os freios mais populares do mercado mostraram que a versão da Black Diamond tinha mais “mordida” na corda e era mais fácil de baixar um segue quando dando segurança de cima.
Tenho um ATC-Guide da BD, um Reverso da Petzl e um Toucan da Simond. Não vejo grandes diferenças entre eles, pelo menos para o meu nível - 5sup. Assim, aconselho a comprar o da Simond mesmo que é mais barato - R$ 120. Não tem a grife, mas faz a função muito bem, inclusive para dar seg para os participantes,